Programas de Fidelidade no setor de bebidas: Tendências, vantagens e cases

A pandemia ocasionou inúmeras mudanças ao redor do mundo, entre elas, a aceleração das empresas no meio online.

Se antes da pandemia a competição entre marcas para atrair, converter e fidelizar consumidores já era grande, com o aumento de empresas no meio online, conquistar um cliente se tornou ainda mais difícil.

Diante de uma concorrência tão disputada e da facilidade de poder realizar uma compra tanto no meio físico quanto no online, fazer com que o cliente volte a fazer negócio com a sua marca é uma grande “disputa”. 

No setor de bebidas a competição é alta e a variedade de produtos maior ainda, então a necessidade de criar estratégias que fidelizem seus clientes e os façam comprar com mais frequência é um desafio grande.

Programas de fidelização estão sendo criados justamente com intuito de criar um elo com o consumidor e recompensá-lo pela fidelidade à marca. E para criar a estratégia correta, a empresa deve escolher o modelo de programa que seja mais aderente ao seu modelo de negócio. 

Aqui na Indico, realizamos o planejamento de loyalty para a Solar Coca-Cola, levando inovação para o seu programa de fidelidade. 

Cases de sucesso

Algumas empresas no setor de bebidas possuem programas de fidelidade que são referência no mercado. Confira abaixo: 

ABInbev

A ABInbev lançou um programa em alguns países da Europa com o objetivo de aumentar a proximidade com os PDVs, construir relacionamentos duradouros e recompensá-los pela fidelidade à marca Corona Extra.

Para acessar o programa, basta fazer o download do app e cadastrar-se. Ao escanear o QR Code presente nas embalagens da cerveja, os pontos são acumulados sendo possível trocar por cupons ou códigos promocionais  

Desafios mensais também são lançados para o acúmulo desses pontos.

Heineken

O programa de fidelidade Star Rewards da Heineken foi criado com o objetivo de aumentar a compra de suas bebidas por restaurantes e bares pequenos. 

O “Heineken Star Rewards” foi um programa baseado em geolocalização, em que o acúmulo de pontos era obtido através do escaneamento de QR Codes nas embalagens das bebidas. Para evitar fraude, uma checagem era feita dentro do estabelecimento e cada código escaneado valia 10 pontos e a partir de 50 já era possível fazer resgates.

Starbucks 

O programa de fidelidade Starbucks Reward é um recurso que permite que os membros realizem e paguem antecipadamente seus pedidos em lojas selecionadas, agendem o horário de retirada e ainda ganhem estrelas Starbucks para trocar por produtos.

Pit Stop

O Clube Pit é um programa de fidelidade para quem se torna um cliente Pit Stop. Basta se cadastrar no site para receber informações de promoções e cupons de desconto toda semana, além de poder encontrar um ponto de venda de bebida Pit Stop mais próximo de sua localização e aproveitar a variedade que a empresa oferece no local.

Acerca de Indico

Creamos y gestionamos ecosistemas de fidelización que conectan marcas y clientes, generando el engagement necesario para el desarrollo de su negocio.

Entendemos lo que su empresa necesita para llegar más lejos, analizamos los datos para trazar la mejor ruta, creamos soluciones integrales para alcanzar su objetivo y así crear vínculos con su cliente. Un compromiso que genera resultados.

Aquí se lleva a cabo todo el proceso. Creamos conceptos, tecnologías y soluciones a medida, para lograr su propósito.

Comprender, analizar y crear. Póngase en contacto con nosotros y convierta a sus clientes en fans.

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